Cantor Augusto Cerqueira reflete sobre amadurecimento na carreira e anuncia 1ª turnê

Das críticas e memes às graças do público, artista superou críticas por ser ‘homem branco cantando samba’

Divulgação.
Augusto Cerqueira. Foto: Divulgação.

O cantor Augusto Cerqueira vive uma fase de plena maturidade artística, consolidando-se como uma das vozes mais autênticas e versáteis da nova cena musical. Com uma trajetória marcada por duras críticas, mas também muita dedicação, pesquisa, envolvimento nos costumes populares, e entrega, ele mostra em sua nova etapa um repertório mais consistente, sofisticado e repleto de identidade. Volatilidade presente em seu recém lançado álbum “Ironia”, que passeia com muito estilo e substância pelo samba e promete embalar também sua primeira turnê nacional, prevista para estrear no final de setembro. 

+Após críticas, cantor Augusto Cerqueira prepara novo projeto de samba e MPB

 “Eu diria que uma das coisas que adquiri e que faz total diferença no meu ofício é um maior nível de controle sobre minha ansiedade. Para além da evolução da técnica, ter a possibilidade de fazer tudo com mais calma, consciência e em outro nível de amadurecimento é algo que muda completamente o trabalho de qualquer artista”, declara Augusto que teve sua estreia no samba marcada por muitos julgamentos na internet e até rótulos pejorativos como “homem branco cantando samba”. 

Composto por três faixas inéditas gravadas ao vivo: “Samba Pra Mais Tarde”, “O Samba Veio De Lá” e a canção homônima ao álbum, o projeto audiovisual “Ironia – Ao vivo”, constrói um caminho que une emoção e técnica, explorando diferentes vertentes do gênero, sem perder sua essência. Além de uma interpretação carregada da segurança de quem conhece a própria voz e sabe traduzir em canções experiências, sentimentos e vivências. O que diferente outrora vem atraindo e despertando cada vez mais a atenção do público.

“Acredito que o público ainda deve estar um pouco confuso sobre quem eu sou ou qual minha capacidade pra fazer as coisas, mas desde o lançamento do audiovisual tenho recebido uma resposta muito bacana e de surpresa em relação ao meu trabalho. Tenho recebido muitos elogios. Vem a surpresa e comparação com outros momentos da minha carreira cantando samba, mas tem sido uma resposta muito interessante do público. Me sinto feliz, apoiado, grato e muito criativo para seguir desenvolvendo meus próximos passos”, conta empolgado. 

Comentários do tipo: “Sabia que isso iria acontecer, o meme era atuação”, “Que evolução! Continue assim”, “Dessa vez não vai ter hater” ou “Gente, que amadurecimento, garoto!”, vem tomando conta das redes sociais de Augusto Cerqueira, que avaliou o novo momento de sua carreira. “É de comemoração. Passei bastante tempo estudando, experimentando, errando e acertando, agora sinto que é um momento de colher frutos de uma trajetória muito intensa, mas ao mesmo tempo muito prazerosa”.

O amadurecimento do cantor se reflete não apenas na escolha de repertório, mas também em sua performance no palco, que promete apresentar um Augusto Cerqueira mais confiante, intenso e conectado com o público em sua nova turnê, também intitulada “Ironia”. Com previsão de estreia para o final de setembro em São Paulo, o projeto passará também por outras cidades como Curitiba e Rio de Janeiro, com shows de voz e piano ampliando sua expressão musical, equilibrando a força de sua personalidade artística com a delicadeza necessária para emocionar.

“O repertório é uma junção de todas as faixas presentes no meu disco “Ironia”, com outras canções que permeiam minha carreira. Procurei escolher canções que me desafiam como intérprete, ou seja, com uma profundidade emocional que me interessa e melodias que conseguem abraçar diversas possibilidades de sonoridade. O show vai de autores presentes no meu disco e que eu conheço e tenho a oportunidade de admirar bem de perto até autores consagrados da história da língua portuguesa, como o poeta português Fernando Pessoa e o brasileiro Carlos Drummond de Andrade”, adiantou.