O opositor José Raúl Mulino, que substituiu o ex-presidente inabilitado Ricardo Martinelli como candidato presidencial, lidera as intenções de voto no Panamá a menos de dois meses das eleições gerais, segundo uma pesquisa publicada nesta terça-feira (12).

Segundo a pesquisa da empresa “Mercado Planificado”, publicada pelo jornal La Prensa, 26% dos entrevistados disseram que votariam em Mulino nas eleições de 5 de maio, 16 pontos a mais que seus adversários imediatos.

Atrás dele, estão os adversários Ricardo Lombana e o ex-presidente Martín Torrijos (2004-2009), ambos com 10,8%, e o advogado Rómulo Roux com 10,2%, segundo a pesquisa, que mostrou que há quase 20% de eleitores indecisos.

O candidato oficialista social-democrata José Gabriel Carrizo aparece em sexto lugar entre os oito candidatos, com 6,5% das intenções de voto, abaixo da deputada populista Zulay Rodríguez, com 6,7%.

No Panamá, as eleições presidenciais são realizadas em turno único e vencidas por maioria simples. O período é de cinco anos.

Mulino era candidato a vice-presidente de Martinelli. O ex-presidente, que era favorito nas pesquisas, está asilado na embaixada da Nicarágua depois de ter sido condenado a quase onze anos de prisão por lavagem de dinheiro e ficou inabilitado politicamente.

jjr/fj/nn/aa