BUCARESTE, 19 MAI (ANSA) – O candidato de centro pró-União Europeia e prefeito de Bucareste, Nicusor Dan, venceu as eleições presidenciais na Romênia, derrotando o líder da ultradireita, George Simion, no domingo (18).
O anúncio da vitória veio com 95% das urnas apuradas, sendo que 54,3% dos votos eram para Dan e 45,6% para Simion.
Em seu primeiro discurso como presidente eleito, o centrista destacou que a população romena “deseja uma mudança profunda” no país.
Venceu “quem quer instituições estatais funcionais, menos corrupção, mais transparência. Uma sociedade de diálogo, não de ódio”, disse Dan, 55 anos, ex-matemático, ativista e administrador municipal.
Ainda no domingo, líderes da União Europeia parabenizaram o prefeito de Bucareste, que passará ao comando federal.
“Da Prefeitura para a mesa do Conselho Europeu. Deixo meus sinceros cumprimentos a Nicusor Dan por vencer as eleições presidenciais romenas. Este é um forte sinal do apego dos romenos ao projeto europeu. Estou ansioso para trabalhar com vocês por uma Europa e uma Romênia melhores”, escreveu no X o presidente do Conselho Europeu, António Costa.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, também cumprimentou Dan pelo resultado.
“Meus parabéns a Nicusor Dan pela vitória esta noite! O povo romeno foi às urnas em massa. Eles escolheram a promessa de uma Romênia aberta e próspera em uma Europa forte. Juntos, vamos cumprir esta promessa. Estou ansiosa para trabalhar com você”, disse Von der Leyen também no X.
Outra líder a parabenizar o novo chefe de Estado romeno foi a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.
“Em nome do governo italiano, felicito Nicusor Dan por sua eleição como presidente da Romênia. Estou confiante de que podemos construir uma parceria construtiva, a fim de fortalecer a cooperação bilateral entre nossas nações e com o objetivo comum de promover a paz, a estabilidade e a prosperidade para nossos povos e para a Europa”, declarou Meloni nas redes sociais.
Já o vice-premiê italiano e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, comentou que as eleições em países como Romênia, Portugal e Polônia “dão um claro sinal que as forças europeístas estão em maioria”.
“O povo europeu entendeu que sem a Europa não se vai a lugar algum”, falou Tajani nesta segunda-feira (19), referindo-se ao fato de Dan e outros vencedores regionais serem pró-UE.
Hoje, o nacionalista Simion, de 38 anos, admitiu sua derrota nas eleições presidenciais romenas.
“Gostaria de parabenizar o meu adversário, Nicusor Dan.
Venceu as eleições e foi a vontade do povo romeno”, afirmou o candidato da ultradireita. (ANSA).