Candidato pró-europeu vence rival de extrema direita na Romênia

O prefeito centrista pró-europeu de Bucareste, Nicusor Dan, venceu neste domingo (18) o segundo turno das eleições presidenciais da Romênia, segundo resultados quase definitivos, em uma reviravolta surpreendente em relação ao primeiro turno.

Dan superou as previsões nessas eleições após a apuração de mais de 90% das urnas, ao obter cerca de 54% dos votos, contra 46% do líder do partido nacionalista AUR, George Simion, que, no entanto, reivindicou a vitória alegando “fraude”.

A Romênia chegou a estas eleições em um cenário bastante equilibrado entre as forças pró-europeias e a extrema direita, cinco meses depois de uma votação ter sido anulada por suspeitas de ingerência russa.

Simion, de 38 anos, e Dan, de 55, disputaram neste domingo a presidência, um cargo que concede competências para nomear postos-chave e participar das cúpulas da UE e da Otan.

A comunidade internacional acompanhou de perto essas eleições, em um contexto de ascensão da extrema direita na UE e com os Estados Unidos – muito críticos em relação à anulação do primeiro turno em novembro passado – pedindo o respeito ao voto da população.

A Romênia, um país com 19 milhões de habitantes, vizinho da Ucrânia e membro da UE, tornou-se um pilar essencial da Aliança Atlântica desde o início da invasão russa.

ani-anb/liu/pb/hgs/am