TRENTO, 22 OUT (ANSA) – O subsecretário de Saúde e candidato do partido ultranacionalista Liga Norte, Maurizio Fugatti, foi eleito para assumir o governo da região de Trentino-Alto Ádige, extremo-norte da Itália. Nas eleições deste domingo (21), Fugatti recebeu 46,74% dos votos, o equivalente a 124.590 votos, além do apoio da coalizão formada por nove partidos, entre eles a Liga, Força Itália (FI), União Democrata-Cristão (UDC) e Irmãos da Itália (FDI).   

Depois de Fugatti, o segundo mais votado foi o senador Giorgio Tonini, do Partido Democrático (PD), com 25,40% dos votos (67.712), apoiado por duas outras legendas, a União para o Trentino e o Futura 2018. Em terceiro, foi o governador Ugo Rossi, que recebeu apenas 12,42% dos votos (33.121). No quarto lugar, o candidato do Movimento 5 Estrelas (M5S) Filippo Degasperi, somou 7,10% dos votos (18.922).   

Com a vitória, a região encerra um monopólio de 20 anos de lideres de centro-esquerda à frente do governo. “Fizemos história, agora também mudamos o Trentino”, disse Fugatti.   

Quem é o candidato? Maurizio Fugatti, 46 anos, é subsecretário de Saúde no atual governo do primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte. Nascido em Verona, ele vive em Avio, no Trentino, e tem dois filhos.   

Formou-se em ciências políticas em Bolonha e começou sua carreira política em Avio, na Câmara Municipal, ao se tornar secretário regional da Liga do Norte em 2005. Ele foi eleito deputado pela primeira vez em 2006 e uma segunda em 2008, no mesmo ano em que foi eleito conselheiro provincial em Trentino, mas renunciou depois de algumas semanas para se dedicar ao Parlamento. (ANSA)