Candidato apoiado por Trump lidera eleição em Honduras

TEGUCIGALPA, 4 DEZ (ANSA) – Com 84,4% dos votos apurados, o candidato conservador Nasry Asfura conquistou uma ligeira vantagem na eleição presidencial de Honduras, superando seu rival de centro-direita, Salvador Nasralla, por aproximadamente oito mil preferências.   

Segundo os últimos dados divulgados pelas autoridades do país centro-americano, Asfura, que conta com o apoio declarado de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, tem 40,05% dos votos, contra 39,75% de Nasralla.   

A candidata apoiada pela atual presidente, Xiomara Castro, aparece na apuração preliminar na terceira posição, com 515.689 votos (19,13%).   

A retomada da liderança de Asfura, que é ex-prefeito de Tegucigalpa, confirmou a volatilidade da apuração, marcada por constantes atrasos e flutuações devido à chegada irregular de cédulas de papel de diversas seções eleitorais do país, onde os votos ainda estão sendo contados manualmente várias horas após o fechamento das urnas.   

A disputa entre os dois candidatos se desenrola em um clima político tenso. As autoridades eleitorais reiteram que, com uma parcela significativa de votos ainda não verificada, é prematuro declarar um vencedor. (ANSA).