Candidato ao ministério da Justiça, advogado do grupo Prerrogativas aprova nomeação de Lewandowski

Ricardo Lewandowski com Marco Aurélio de Carvalho e Jorge Messias, da AGU
Ricardo Lewandowski com Marco Aurélio de Carvalho e Jorge Messias, da AGU, na casa do jurista Roberto Podval Foto: Arquivo Pessoal

A melhor e mais sábia escolha.

A indicação do nosso querido ministro Ricardo Lewandowski para o cargo de ministro da Justiça e da Segurança Pública é um verdadeiro presente para todos e todas nós .

Ricardo Lewandowski honrou a toga e todas as funções que ocupou ao longo da sua vida pública .

Sempre foi gentil e generoso com todos com quem trabalhou.

Prestigiou a advocacia e a liberdade de imprensa como nenhum outro integrante do judiciário .

Teve a coragem necessária para dizer o que precisava ser dito, em especial nos momentos mais delicados da nossa história.
Nunca se escondeu na conveniência do silêncio .

Não se acovardou ou acocorou frente a pressão da mídia, da opinião pública e das hordas àvidas pelos tais justiçamentos .
Serviu o país com coragem e independência .

Nunca, em momento algum, deixou de atuar para conter o ativismo judicial, com suas duas perversas faces , a judicialização da política e a politização do judiciário.

É um dos juristas mais preparados da atualidade .

Tem, pois, todas as condições para se tornar um dos melhores Ministros da justiça da história da República .

Terá o meu apoio incondicional para enfrentar os graves problemas de segurança pública pelos quais passamos .

Terá, também , o meu apoio incondicional para enfrentar as mazelas de um racismo estrutural que está presente em todos os segmentos do nosso sistema de justiça e nos demais espaços de poder.

Tenho certeza de que não se deixará sucumbir pela visão atrasada dos que enxergam estas pautas como fruto de “identitarismos infantis” ou coisas do gênero, e nem tão pouco pela pressão dos que costumam aderir ao nefasto populismo penal que só agrava os problemas que promete combater.

Tenho certeza , também , de que terá a energia necessária para enfrentar os efeitos perversos de um política de encarceramento em massa que prende muito e muito mal .

Não se esquivará dos desafios impostos por um sistema penitenciário medieval , e nem tão pouco da necessidade de rever, com urgência , nossa política para mortos e desaparecidos em nosso país.

Com a confiança do Presidente Lula e de cada um de nós, o Ministro Ricardo Lewandowski formará uma grande equipe , e nos encherá de orgulho e de esperança.

Sorte e sucesso em mais este enorme desafio .

E parabéns ao Presidente Lula!