Uma interrupção definitiva nos cinco grandes campeonatos europeus de futebol, suspensos devido à pandemia do coronavírus, resultaria em perdas totais de mais de 3.4 bilhões de euros, segundo estudo realizado pela consultora KPMG.

De acordo com o estudo, publicado na terça-feira (17), a Premier League inglesa seria a liga mais prejudicada caso os 92 jogos restantes na temporada não forem disputados, com uma prejuízo estimado entre 1.11 e 1.235 bilhão de euros.

O prejuízo com a venda de direitos da Premier League de imagem chegaria a 750 milhões de euros. Com bilheteria e outras receitas, o Campeonato Inglês deixaria de arrecadar cerca de 180 milhões de euros.

Entre as outras grandes ligas do continente, o Campeonato Espanhol (LaLiga) seria o mais afetado, deixando de arrecadar de 800 a 950 milhões de euros, seguido da Bundesliga alemã (650 a 750 milhões), da Serie A italiana (550 a 650 milhões) e da Ligue 1 francesa (300 a 400 milhões).

O estudo da KPMG não levou em consideração as perdas relacionadas à interrupção das competições continentais de clubes, como Liga dos Campeões e Liga Europa, e das copas nacionais.

A Premier League e a Serie A estão oficialmente suspensas até 3 de abril, um dia depois da Bundesliga, enquanto que a LaLiga pretende retomar suas atividades em 5 de abril. Na França, a Ligue 1 está suspensa “até nova ordem”.

rz/av/jed/iga/mcd/am