O Canadá anunciou, nesta quinta-feira (29), que vai voltar a exigir vistos aos mexicanos que queiram entrar no seu território, devido a uma explosão de pedidos de asilo de cidadãos daquele país.

“Os cidadãos mexicanos devem obter um visto para vir para o Canadá a partir de agora”, anunciou o ministro da Imigração, Marc Miller, em coletiva de imprensa, afirmando que a medida busca preservar “a viabilidade do sistema de asilo e imigração”.

O Canadá retirou a exigência de visto para mexicanos em dezembro de 2016.

Algumas isenções serão aplicadas. Cidadãos mexicanos que viajam para o Canadá poderão solicitar uma autorização de viagem eletrônica simples se tiverem tido um visto canadense na última década ou se tiverem um visto americano válido.

Segundo o governo canadense, os mexicanos representaram 17% de todos os pedidos de asilo em 2023. A maioria foi rejeitada ou retirada pelos solicitantes.

“Atribuímos grande importância aos nossos vínculos estreitos com o México. O México é e continuará sendo um parceiro importante”, insistiu o ministro, admitindo que o governo mexicano já manifestou o seu descontentamento com esta mudança.

Ottawa está sob pressão há semanas, especialmente por parte do primeiro-ministro de Quebec, François Legault, que afirma que a sua província atingiu um ponto crítico em questão de imigração e está sobrecarregada com pedidos de asilo.

tib/pno/dg/db/aa