Canadá fatura ouro olímpico inédito no futebol feminino

TÓQUIO, 6 AGO (ANSA) – A seleção feminina de futebol do Canadá, que eliminou o Brasil nas quartas de final, derrotou nesta sexta-feira (6) a Suécia nos pênaltis e conquistou um ouro olímpico inédito na modalidade.   

Em Yokohama, as suecas, que começaram melhor a partida, abriram o placar graças ao gol da atacante Stina Blackstenius, aos 34 minutos da etapa inicial. O Canadá, por sua vez, foi atrás do prejuízo e no segundo tempo empatou a decisão com Jessie Fleming, de pênalti.   

Apesar das boas chances criadas pelos dois países no restante do duelo e na prorrogação, nenhuma das seleções conseguiu balançar as redes. Com isso, a nova campeã olímpica precisou ser decidida nas penalidades pela primeira vez na história..   

Em uma disputa marcada por mais erros que acertos, o Canadá derrotou a Suécia por 3 a 2 e conseguiu um inédito ouro olímpico, após os bronzes em Londres 2012 e Rio 2016.   

Em sete edições do futebol feminino nas Olimpíadas, o Canadá se tornou o quarto campeão da modalidade, juntando-se aos Estados Unidos (1996, 2004, 2008 e 2012), Alemanha (2016) e Noruega (2000).   

A Suécia, única nação europeia que disputou todas as edições olímpicas da modalidade, ficou com a prata pela segunda vez consecutiva. (ANSA).