Campinas recebe mostra sobre avós italianos a partir desta terça

SÃO PAULO, 29 AGO (ANSA) – A cidade de Campinas, no interior de São Paulo, receberá a partir desta terça-feira (30) uma exposição temporária sobre avós, bisavós e trisavós italianos que chegaram ao Brasil nas décadas de 1950 e 1960.   

Batizada “Nonni di São Paulo”, a mostra reúne 50 depoimentos de imigrantes, entre 70 e 90 anos de idade, sobre o começo de suas vidas em terras brasileiras, bem como suas conquistas.   

Os testemunhos foram coletados por Oliviero Pluviano, jornalista italiano radicado no Brasil, com o objetivo de registrar as trajetórias e compor um mosaico da imigração para o Brasil, em um painel de integração entre a Itália e São Paulo.   

A exposição apresenta, entre outras, a trajetória da Lisena Montanaro, uma das “Mães de São Vito” que embarcou para o Brasil em 1955, dois dias depois de completar 18 anos; e de Bruna e Giorgio Maschietto, ambos da região do baixo Vêneto e que chegaram em terras brasileiras em 1955 e 1953, respectivamente.   

“Nonni di São Paulo” será aberta ao público na Casa de Vidro, no Lago do Café, em Campinas, com entrada gratuita. A visitação poderá ser feita até 30 de outubro, de terça a sexta das 10h às 12h e das 14h às 17h, aos sábados das 10h às 14h. O agendamento para grupos deve ser feito pelo e-mail: museudacidade@campinas.sp.gov.br .   

A mostra foi realizada pela primeira vez no Museu da Imigração e teve o apoio do ProAC e do Consulado Geral da Itália em São Paulo e patrocínio da Bauducco. Desde março de 2019, o projeto tem passado por cidades do estado de São Paulo, e agora conta com o apoio do Consulado Geral da Itália e da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.   

Serviço – Mostra “Nonni di São Paulo” Abertura: 30 de agosto, às 11h (horário local) Visita: de terça a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados das 10h às 14h Agendamento para grupos: pelo e-mail museudacidade@campinas.sp.gov.br Local: Casa de Vidro, no Lago do Café.   

Av. Dr. Heitor Penteado 2145, Parque Taquaral. (ANSA)