Nesta segunda-feira, 21 de setembro, a quinta rodada do Campeonato Italiano agitou a tabela com o empate eletrizante entre Roma e Inter de Milão, que agora dividem a liderança da competição. O último fim de semana também foi marcado pela vitória da embalada Lazio e pela reabilitação do Milan, enquanto equipes como o Como sofreram reveses.
- O Campeonato Italiano tem Roma e Inter de Milão empatados na liderança após um clássico intenso.
- O Como perde sua invencibilidade, enquanto o Cagliari se destaca e se posiciona para a Liga dos Campeões.
- Milan e Juventus garantem vitórias importantes, reabilitando-se na competição, enquanto o Napoli empata.
No grande clássico do último sábado, 19, no Estádio Olímpico, a Roma abriu 2 a 0 no primeiro tempo com dois gols de Koné, mas a Inter buscou o empate na etapa final com dois gols de Lautaro Martínez.
Com o resultado, ambas dividem a ponta da tabela com 13 pontos. O time da capital italiana leva vantagem no saldo de gols.
Quem surpreendeu e quem decepcionou na rodada?
O principal tropeço da rodada foi do Como. Invicto havia cinco meses, o time perdeu fora de casa, por 2 a 0, para o Frosinone, outra das surpresas da temporada. Com o placar, o time comandado por Cesc Fàbregas deixou escapar a oportunidade de se aproximar dos líderes e permanece com 10 pontos, ao lado de Frosinone e Juventus, na oitava posição.
O Cagliari também chamou atenção ao bater a Udinese, por 1 a 0, e ocupar isoladamente a quarta posição, com 12 pontos, em uma campanha que o coloca na briga pelas vagas para a Liga dos Campeões.
Milan e Juventus se reabilitam no torneio
Por sua vez, o Milan se recuperou da derrota na Liga Europa e venceu o Lecce por 3 a 0 no San Siro. Pulisic abriu o placar aos 14 minutos, encerrando um longo período sem marcar.
No segundo tempo, Rabiot ampliou após assistência de Gonçalo Ramos, enquanto Diego Moreira fechou a goleada em uma jogada individual. O resultado deixa a equipe de Milão sozinha na quinta colocação, com 11 pontos.
A Juventus também voltou a vencer, desta vez por 2 a 0 sobre a Atalanta, que sofreu sua terceira derrota consecutiva.
Conceição abriu o placar após cruzamento rasteiro de Çelik. A Atalanta teve uma grande oportunidade de empatar no segundo tempo, quando Kristensen cabeceou e viu Kolo Muani salvar a bola em cima da linha. Pouco depois, Bremer marcou de cabeça e definiu a vitória da Juve, que se recuperou da derrota para o Sassuolo. Nico González, Douglas Luiz e Kolo Muani também tiveram participação destacada.
Para a Atalanta, comandada por Maurizio Sarri, o momento é de preocupação. A equipe ainda busca encontrar estabilidade e transformar suas atuações em resultados.
Cenário da parte de baixo da tabela
O Napoli, de Massimiliano Allegri, ficou no empate por 1 a 1 com a Fiorentina e agora está sete pontos atrás da liderança. Gilmour colocou a equipe do sul da Itália em vantagem, mas Jimenez empatou para a Fiorentina após desvio de Marin. A partida teve oportunidades para os dois lados, com a Viola acertando a trave duas vezes, por Atta e Fagioli.
A Fiorentina, renovada sob o comando de Vanoli, ocupa a 17ª posição, com quatro pontos. Ainda na parte de baixo da tabela, o Genoa perdeu em casa para o Parma, por 2 a 1, e permanece na penúltima colocação, com apenas um ponto.
Romero abriu o placar para os visitantes. Osmajic empatou no segundo tempo, mas Almqvist aproveitou uma falha defensiva de Marcandalli para marcar o gol da vitória do Parma. O resultado aumenta a pressão sobre Daniele De Rossi, enquanto Carlos Cuesta ganha fôlego na luta contra o rebaixamento. A torcida do Genoa vaiou a equipe após mais uma atuação decepcionante.