As duas primeiras divisões do campeonato feminino de futebol da Inglaterra, atualmente administradas pela Federação Inglesa (FA), estarão sob controle de uma nova estrutura a partir da temporada 2024/2025, anunciaram os organizadores nesta terça-feira (28).

Os clubes da Women’s Super League (WSL, 1ª divisão) e da Championship (2ª divisão) “aceitaram por unanimidade formar uma nova organização para dirigir o futebol profissional feminino”, informou a WSL em um comunicado.

A nova estrutura, batizada com o nome de ‘NewCo’, será comandada por Nikki Doucet, ex-gerente da marca de material esportivo Nike.

“É um momento histórico para o futebol profissional feminino no país e é uma decisão que permitirá aos nossos clubes e a nossas jogadoras realizar progressos ainda maiores dentro e fora de campo”, comentou Sue Campbell, chefe do futebol feminino na FA.

A Inglaterra se tornou nos últimos anos um dos principais centros do futebol feminino. A seleção do país conquistou em casa a Eurocopa de 2022, com uma vitória sobre a Alemanha na final, e chegou à decisão da Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia este ano, onde acabou sendo derrotada pela Espanha.

O Chelsea é o atual líder do Campeonato Inglês feminino.

jta/bde/iga/jvb/cb/aam