Campeãs olímpicas na classe 49erFX nos Jogos Rio-2016, Martine Grael e Kahena Kunze foram indicadas nesta segunda-feira ao prêmio destinado aos melhores velejadores do ano, entregue pela Federação Internacional de Vela. Elas já ganharam esse prêmio em 2014, temporada na qual se sagraram campeãs mundiais.

Entregue desde 1994 a velejadores não apenas de classes olímpicas, mas também da vela de oceano, o prêmio tem duas categorias: masculina e feminina. Entre os homens, o Brasil venceu em 2001 e 2004 com Robert Scheidt e em 2009 com Torben Grael, pai de Martine.

Agora, em 2016, as brasileiras concorrem com a holandesa Marit Bouwmeester (da Laser Radial), a argentina Cecilia Carranza Saroli (da Nacra17), as britânicas Hannah Mills e Saskia Clark (470 Feminina) e a francesa Charline Picon (RS:X). Todas foram campeãs olímpicas no Rio.

Pesa a favor de Martine e Kahena o fato de a vitória delas ter sido a mais emocionante das provas de vela da Olimpíada, com uma chegada apertada contra Alex Maloney e Molly Meech, da Nova Zelândia.

Pela primeira vez, o voto do público vai ajudar a definir os vencedores. Uma votação será aberta pela internet, durante apenas 72 horas. A entrega do prêmio será em 8 de novembro, em Barcelona, na Espanha.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias