Esportes

Campeão olímpico no Rio-2016, Thiago Braz é atração no GP Brasil de Atletismo

O atual campeão olímpico do salto com vara, Thiago Braz, será uma das grandes atrações do Grande Prêmio Brasil de Atletismo, neste domingo, no estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP). O torneio servirá de preparação para o Mundial do Catar, de 27 de setembro a 6 de outubro, e para o Pan-Americano de Lima, com prova prevista para 7 de agosto.

Braz já garantiu vaga nos dois torneios ao saltar 5,80 metros em fevereiro no All Star Perché, em Clermont Ferrand, na França, durante a temporada em pista coberta. O GP Brasil de Atletismo, primeira prova da temporada ao ar livre, representa o teste inicial desde que o saltador voltou a morar no Brasil. Depois de três anos morando e treinando em Formia, na Itália, com o treinador ucraniano Vitaly Petrov, ele voltou ao País e está aos cuidados do técnico Elson Miranda de Souza, em São Paulo.

“Competir no Brasil é sempre especial, independentemente do local que eu esteja treinando momento. Muda tudo! Você competir em um torneio no qual você pode contar com a torcida brasileira, isso faz toda a diferença”, afirmou Thiago Braz ao Estado. “O GP Brasil de Atletismo é uma competição muito gostosa de se competir e participar é um privilégio. Tem grandes competidores não só do Brasil, mas de fora também”, completou o atleta de 25 anos.

Recordista olímpico com 6,03 metros, Thiago Braz esteve, na semana passada, no Centro de Treinamento de Chula Vista, em San Diego, nos Estados Unidos, com um grupo de brasileiros que participam de um Camping Internacional. Voltou apenas para o GP Brasil. “Meu objetivo para as próximas provas é manter estabilidade e aproveitar ao máximo todas as competições para colocar em prática tudo que estamos fazendo nos treinos. Quero aproveitar segundo por segundo dessa competição. Quero me sentir bem e o principal trazer um ótimo resultado”, afirmou.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convidou mais três brasileiros para o GP: Augusto Dutra (Pinheiros-SP), também qualificado para o Mundial e o Pan, Abel Curtinove (AABLU-SC) e Bruno Spinelli, que estão qualificados para o Pan.

Entre os estrangeiros confirmados, destaque para o argentino Germán Chiaraviglio, medalha de prata no Pan de Toronto-2015. Ele é campeão mundial sub-18 de Sherbrooke-2003, e mundial sub-20 de Pequim-2006. No Pan do Rio-2007, levou a medalha de bronze, com a marca de 5,20 metros. Ao todo, são 122 atletas, sendo 74 brasileiros e 48 estrangeiros, representando 21 países. As provas dos 800 metros e do lançamento do martelo, ambas no masculino, são consideradas as mais fortes do GP. Nos 800 metros, nada menos do que cinco atletas têm marcas abaixo de 1min45s00.

Ao longo da semana que antecede as disputas, a confederação promoveu várias atividades na cidade de Bragança Paulista para motivar o público e estimular a prática do atletismo. Além da abertura do estádio para visitação, uma oficina foi realizada neste sábado no principal shopping da cidade com a ex-atleta Fabiana Murer. Crianças e adolescentes podiam simular o salto com vara e cair em um colchão inflável.

As ações estão inseridas no novo posicionamento da confederação, que busca maior aproximação com o público e o mercado. “A Semana do Atletismo foi muito positiva, pois marcou um movimento de aproximação com a comunidade. O atletismo está em evolução, está no dia a dia da população”, avaliou João Gabriel Leite, gerente de Marketing e Projetos da CBAt.

Veja também

+ Usado: Toyota Corolla é carro para ficar longe da oficina
+ Robert De Niro reduz limite do cartão da ex-mulher e diz que coronavírus implodiu suas finanças
+ MasterChef estreia sem "supercampeão" e cheio de mudanças
+ Gafanhotos: cidade na Bahia enfrenta invasão de insetos
+ A “primavera das bikes” pós-pandemia vai chegar ao Brasil?
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior