ROMA, 27 AGO (ANSA) – O jogador italiano Alessandro Florenzi, campeão europeu com a Azzurra em 2021, anunciou sua aposentadoria dos gramados nesta quarta-feira (27), aos 34 anos de idade.
Em uma publicação no Instagram, o agora ex-atleta agradeceu ao seu “amigo” futebol e a todos os colegas de equipe, treinadores, funcionários e dirigentes que participaram de sua carreira.
“Você [o futebol] me ensinou a amar todos os torcedores, do primeiro ao último, sem exceção. E cada um de vocês me incentivou a melhorar e me ajudou a me levantar das quedas que fazem parte tanto desse esporte como da vida”, escreveu Florenzi, que também publicou um vídeo que o mostra jogando bola com crianças.
“Quero agradecer a todos que me acompanharam nessa longa viagem, em particular as pessoas que trabalham silenciosamente nos bastidores. Cada um de vocês deixou uma marca dentro de mim”, acrescentou o ex-jogador, que garantiu que o futebol continuará sendo parte de sua vida.
Revelado pela Roma em 2010, Florenzi teve uma breve passagem pelo Crotone por empréstimo e depois voltou ao clube giallorosso, onde atuou por quase uma década, com 225 partidas e 25 gols marcados. Conhecido pela versatilidade, o italiano atuou como lateral-direito, ala e meio-campista e se tornou ídolo da torcida romanista, mesmo não tendo conquistado títulos pelo time da capital.
Florenzi também atuou pelo Valencia, da Espanha, e pelo Paris Saint-Germain, da França, antes de defender o Milan por quatro temporadas, entre 2021 e 2025.
Ao longo de uma carreira também marcada por lesões, conquistou uma Série A e uma Supercopa Italiana pelo clube rossonero e uma Copa da França e uma Supercopa Francesa pelo PSG, além do título da Eurocopa em 2021 com a Itália, quando foi reserva na maior parte da campanha. (ANSA).