TREVISO, 8 FEV (ANSA) – A esquiadora norte-americana Lindsey Vonn passou por cirurgia neste domingo (8) no Hospital Ca’ Foncello, em Treviso, norte da Itália, para a estabilização de uma fratura na perna esquerda, sofrida após uma queda durante competição nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo.
A informação foi confirmada pela Autoridade Local de Saúde de Treviso, em comunicado.
A campeã olímpica foi inicialmente atendida pela equipe do Serviço Médico Regional dos Jogos Olímpicos ainda em Cortina e, em seguida, transferida de helicóptero para a Policlínica Codivilla, onde passou por exames detalhados.
Após a confirmação da gravidade da lesão, Vonn foi encaminhada ao Hospital Ca’ Foncello, onde foi submetida ao procedimento cirúrgico. Seu estado de saúde será atualizado em um novo boletim médico previsto para amanhã (9), às 12h.
A queda da atleta causou apreensão entre fãs e competidores, já que Vonn é uma das figuras mais emblemáticas do esqui alpino mundial e uma das estrelas dos Jogos de Inverno de Milão-Cortina.
Vonn sofreu o acidente durante sua descida na prova de esqui alpino downhill feminino. Logo após a largada, a atleta, de 41 anos, caiu pouco antes de uma das portas do percurso, gritou de dor e precisou ser resgatada de helicóptero. Ao deixar a prova, ela foi aplaudida de pé.
A competição seria a despedida de Vonn do esporte, após ter passado por diversas lesões ao longo da carreira. Ela foi campeã pelo Downhill nas Olimpíadas de Inverno de Vancouver, em 2010, e possui duas medalhas de bronze (Vancouver 2010 e Pyeongchang 2018). (ANSA).