Campânia proíbe festas em locais fechados para conter Covid

CAMPANIA, 20 DEZ (ANSA) – O governo da região da Campânia, na Itália, anunciou neste domingo (19) a proibição de festas em locais fechados para conter a propagação da Covid-19, em um momento em que é registrado o avanço da variante Ômicron.   

A restrição foi divulgada pelo governador da Campânia, Vincenzo De Luca, que afirma que medidas de contenção e a proibição de festas em locais fechados – que continuam irresponsavelmente – tornou-se “imprescindível” devido ao crescimento anormal das infecções nas últimas três semanas, principalmente entre os jovens.   

Com a decisão, ficam vetadas as festas em escolas, formaturas e aniversários em espaços fechados, além de eventos em salões, discotecas e locais semelhantes.   

O decreto permite apenas a realização de “almoços e/ou jantares, mediante ao cumprimento dos protocolos em vigor e também de outros eventos exclusivamente de forma estática, com lugares sentados e com a obrigação de uso de máscara” durante toda a celebração.   

“Também é lembrado que na Campânia o uso de máscaras, mesmo ao ar livre – que está sendo implantado em outras regiões -, manteve-se obrigatório ao longo do ano, mesmo nos meses de verão. O controle é requerido, mesmo com sanções – que até agora têm permanecido absolutamente inadequadas -, por parte da polícia municipal”, conclui De Luca.   

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde da Itália, divulgado no último sábado (18), a região da Campânia está entre as mais afetadas no país, com 515.077 casos e 8.335 mortos desde o início da emergência sanitária. (ANSA)