Campanha “Boto Fé no Voto” combate fake news nas eleições

Iniciativa ecumênica busca fortalecer a verdade e incentivar voto consciente em comunidades de fé, visando as próximas eleições

A campanha nacional Boto Fé no Voto será lançada nesta quinta-feira (30), na Catedral Anglicana de Brasília. A iniciativa tem como principal objetivo combater a circulação de mensagens falsas durante o período eleitoral, com foco especial nas comunidades de fé. Organizações ecumênicas buscam fortalecer informações confiáveis, incentivar o voto consciente e promover o compromisso com a verdade nas próximas eleições.

O que aconteceu

  • A campanha Boto Fé no Voto é lançada para combater a desinformação eleitoral e mensagens falsas em comunidades de fé.
  • O evento de lançamento ocorre na Catedral Anglicana de Brasília, focando na importância de informações confiáveis.
  • A iniciativa ecumênica visa incentivar o voto consciente e o compromisso com a verdade nas eleições brasileiras.

A campanha é um chamado a igrejas, comunidades de fé, organizações civis, educadores, comunicadores e à população em geral. O objetivo é refletir sobre o papel da informação verídica na construção de uma democracia participativa e na defesa dos direitos humanos.

Sônia Mota, diretora executiva da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese) e integrante da campanha, destaca que a iniciativa adota o tema “Eu escolho a verdade”. Segundo Mota, as comunidades de fé são espaços estratégicos para a circulação de informações confiáveis e para o fortalecimento da democracia brasileira.

“Partimos do entendimento de que fé e cidadania caminham juntas quando são vividas com responsabilidade, com compromisso, com verdade, com respeito ao próximo.”

Por que a desinformação é um problema?

Mota ressalta ainda que o fenômeno da desinformação atinge toda a sociedade, incluindo igrejas e comunidades de fé. “Quando uma informação falsa circula, especialmente em ambientes onde existe confiança entre as pessoas, ela pode influenciar opiniões, provocar conflitos, reforçar preconceitos, comprometer o debate público e enfraquecer as instituições democráticas”, alerta.

Segundo a diretora executiva, quem compartilha uma notícia falsa muitas vezes acredita estar fazendo o bem, sem perceber que contribui para espalhar conteúdo enganoso. “A campanha quer contribuir para mudar essa realidade”, afirma Sônia Mota.

Quais as ações da campanha?

Entre as atividades previstas estão:

  • rodas de diálogo;
  • formações;
  • produção de materiais educativos;
  • vídeos;
  • podcasts;
  • cards e conteúdos digitais.

“O objetivo é criar espaços de conversa sobre democracia, participação cidadã, ética na comunicação e enfrentamento à desinformação”, completou Sônia Mota.

O lançamento da campanha começa às 19h, é aberto ao público e contará com transmissão ao vivo pelas redes sociais das organizações parceiras. Entre elas estão Coletivo Bereia, Coletivo Novas Narrativas, Cáritas Brasileira, Fé no Clima/Iser, Diaconia, Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, Conselho Nacional Igrejas Cristãs (Conic), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Misereor e a Cese.

Da IstoÉ com Agência Brasil