Na Alemanha, campanha política ainda é assim: a rua se enche de cartazes. Em Berlim, pelo menos 120 mil já estão nas ruas. Mas será que em tempos de redes sociais, isso ainda funciona?
Especialistas dizem que os cartazes ainda são a propaganda com maior alcance na Alemanha e são baratos na comparação com outros meios.
Eles funcionam como uma forma de marcar presença e de passar os valores e lemas de cada partido. Vamos ver os principais da campanha deste ano:
– O atual chanceler federal, Olaf Scholz, do Partido Social-Democrata, o SPD: “Mais para você. Melhor para a Alemanha.”
– O favorito nas pesquisas, Friedrich Merz, da conservadora CDU: “Por uma Alemanha da qual nós possamos ter orgulho novamente.”
– A candidata do partido de ultradireita AfD, Alice Weidel: “Hora da Alemanha.”
– E o candidato do Partido Verde, Robert Habeck: “Confiança. Um homem. Uma palavra.”
Este ano alguns partidos botaram códigos QR nos cartazes, o que dá um ar de modernidade. Um do SPD, por exemplo, leva para um vídeo do chanceler Scholz.
Em tempos de polarização, muitos partidos, como a AfD, costumam colocar os cartazes bem no alto para evitar que eles sejam vandalizados.
E os cartazes têm ainda outra função: lembrar as pessoas de que tem eleições. Votar não é obrigatório na Alemanha. Por isso, mobilizar os eleitores é muito importante.
Ainda mais que, neste ano, as eleições para o Parlamento foram antecipadas e vão acontecer no dia 23 de fevereiro, em pleno inverno, o que não é normal. Só aconteceu duas vezes na história recente do país.