O Bosque Maia, em Guarulhos (SP), será tomado pela música e pelo encontro do público 60+ com a prática da caminhada ao ar livre. Serão dois roteiros que começam em horários diferentes, um às 9h e outro às 9h20, com 100 vagas cada. O trajeto segue por cinco palcos distribuídos pelo parque. As inscrições estão abertas para a Caminhada Musical, evento que acontece no dia 17 de março, domingo, a partir das 9h.
Para participar da caminhada é preciso se inscrever no site. As inscrições são grátis: www.caminhadamusical.com.br
As apresentações musicais são abertas a todos que estiverem no parque. O público pode interagir com monitores artísticos que explicam o conteúdo musical. Os monitores serão o maestro Emiliano Patarra, diretor artístico da GRU Sinfônica, e a cantora lírica Tati Helene, que se apresenta nas montagens de óperas brasileiras e internacionais.
O projeto é inspirado na Ciclovia Musical, que une roteiros de bicicleta aos concertos. Depois de 10 anos de sucesso da Ciclovia Musical, a Caminhada Musical para terceira idade é uma iniciativa única e exclusiva que contribui para a democratização da cultura, ambos criados pela musicista Giane Martins.
“No contexto atual de preocupações com a saúde, sustentabilidade e urbanização, a promoção da caminhada como forma de mobilidade ativa desempenha um papel importante na criação de comunidades mais saudáveis e ambientalmente conscientes”, afirma Giane.
“A galera da melhor idade tá ganhando cada vez mais destaque e sendo incluída na sociedade de uma forma muito bacana. Esses momentos são daqueles que animam os idosos a sair de casa, conhecer gente nova e se valorizar ainda mais. É uma oportunidade não só de diversão, mas também de redescobrir o prazer de estar por aí, interagindo com o mundo ao seu redor”, afirma Orismildo.
A Caminhada Musical também se preocupa com as pessoas 60+ cegas e surdas. O segundo roteiro tem interpretação em LIBRAS de Paula Calló Zuca.
“Acredito que a música e a cultura têm que atingir a todas as pessoas, sem nenhuma distinção. Poder levar um pouco dessa viagem prazerosa que a música nos propõe, a pessoas que não podem escutar mas são tocadas pela vibração e pela interpretação, é algo que me encanta e faz com que eu possa contagiar a todos com a alegria e amor que sinto”, diz Paula.
A ONG Atitude do Bem vai organizar um grupo de pessoas com deficiência visual e baixa visão. Com a ajuda da monitora artística Tati Helene, elas vão poder tocar nos instrumentos para sentir a textura e a vibração dos sons.
“Poder proporcionar uma atividade ao ar livre com música é muito gratificante, pois a maioria deles acaba não tendo esse contato com a música sendo realizada ao vivo. E pra eles poderem conhecer os instrumentos através do toque torna a vivência muito especial e fica gravada na memória. Um dia de conquista por conta de se sentirem incluídos de verdade”, conclui Fabio Ogrisio, diretor da ONG Atitude do Bem.
Caminhada Musical
Domingo, 17/3/2024.
Bosque Maia – Av. Paulo Faccini, s/n. Centro – Guarulhos – SP.
Das 9h às 13h.
Roteiro 1 – 100 vagas: saída 9h.
Roteiro 2 – 100 vagas: saída 9h20
* o roteiro 2 tem intérprete em LIBRAS
Inscrições Grátis no site: www.caminhadamusical.com.br