Camila Pitanga destaca generosidade de Montagner: “Ele me deixou viver”

camilapitanga-02_divredeglobo_1280x720

“Ele me salvou”, disse a atriz Camila Pitanga sobre o colega Domingos Montagner, que morreu afogado no rio São Francisco na última quinta-feira. Ela estava nadando com o colega no momento em que a correnteza os pegou, mas conseguiu se segurar em uma pedra. Segundo ela conta, em nenhum momento Montagner tentou segurá-la para escapar da corrente do rio, o que poderia ter condenado também a atriz. “Ele sabia o que estava acontecendo e me deu a oportunidade de viver, é uma coisa muito generosa.” Pitanga deu entrevista ao Fantástico, da TV Globo, nesse domingo.

“Eu queria salvar meu amigo e vi que não podia. Provavelmente alguma coisa devia estar segurando a perna dele quando submergiu. Pensei na minha filha nesse átimo de segundo. Ele sumiu.” “Ele só dizia ‘Cá, eu não tô conseguindo’. Eu vi o último olhar dele.”

Quando os dois mergulharam, a correnteza não parecia forte, relembra Camila. Montagner foi puxado de um momento para outro. “Ele aparentava estar paralisado, não saía do lugar. Ele subiu e desceu duas vezes.” Quatro horas depois, o corpo de Domingos foi encontrado: preso entre duas pedras, a 18 metros de profundidade, distante 320 metros da margem.

A trama está no ar desde março e tem previsão para terminar em novembro

De manhã, os dois atores tinham terminado de gravar suas cenas  eles interpretavam o par romântico Santo e Tereza. Depois do almoço tiveram folga, e decidiram se despedir do rio São Francisco. Foram levados até o local da tragédia, conhecido como Prainha, por um motorista da produção da novela. O condutor disse que seria melhor perguntar aos moradores qual o lugar mais seguro para nadar, mas os dois foram sem pedir informações.

Até mergulhadores profissionais têm medo de entrar naquela parte do São Francisco, segundo o bombeiro que localizou o corpo de Montagner. Sinério do Santos disse ao Fantástico que isso acontece por causa da proximidade com a usina hidrelétrica de Xingó, localizada poucos quilômetros rio acima. Apesar de a barragem deixar as águas mexidas, não há sinalização avisando sobre o perigo. A prefeitura de Canindé de São Francisco, município onde aconteceu a tragédia, anunciou a interdição da área.

A morte de Santo na novela está descartada, segundo o coautor de ‘Velho Chico’ Bruno Luperi. “A dor de todos é muito grande, mas não podemos ser injustos com o trabalho dele”, disse ao Fantástico. A viúva de Domingos Montagner, Luciana de Lima, foi consultada antes de a decisão ser tomada. Camila Pitanga diz que vai continuar as gravações como uma homenagem ao amigo.