Camarões, país-sede da Copa Africana das Nações, se tornou o primeiro a se classificar para as semifinais do torneio ao derrotar a Gâmbia, em Douala, graças a dois gols de Karl Toko-Ekambi neste sábado, em que o Bukina Faso também avançou com um triunfo sobre a Tunísia.

O atual atacante do Lyon, que jogou duas temporadas no Villarreal espanhol (2018-2020) decidiu o duelo com OS dois gols após o intervalo (50 e 57), para colocar o anfitrião nas semifinais, onde enfrentará o vencedor do duelo entre Egito e Marrocos que será no domingo.

Os ‘Leões Indomáveis’ pareceram em muitos momentos do jogo incapazes de superar a armadilha defensiva proposta pelos ‘Escorpiões’, principalmente no primeiro tempo, onde apenas Vincent Aboubakar, o artilheiro do torneio com 6 gols, conseguiu três chances para abrir o placar (minutos 14, 31 e 36).

Mas o capitão camaronês parecia sem inspiração neste sábado e acabou sendo seu companheiro de equipe Toko-Ekambi quem acabou encontrando a rede após o intervalo e manteve Camarões no caminho para um sexto título africano.

Ele abriu o placar com uma cabeçada forte e bem colocada, que o goleiro Baboucarr Gaye (50) não conseguiu alcançar e poucos minutos depois levou todo o estádio de Japoma ao delírio quando finalizou para o fundo da rede após um cruzamento de Martin Hongla (57).

“Eles se fecharam e dificultaram para nós e o goleiro deles fez ótimas defesas no primeiro tempo, mas voltamos no segundo tempo, fizemos os gols e vencemos, e agora estamos orgulhosos de estar na semifinal”, comemorou Toko-Ekambi após a partida.

O ex-jogador do Villarreal dedicou seus gols às vítimas da avalanche humana que ocorreu fora do estádio Olembé, na capital camaronesa, antes da partida das oitavas-de-final contra Comores e que custou a vida de oito pessoas.

Ao contrário dos jogos anteriores, a Gâmbia, que pela primeira vez disputava a fase final do torneio continental, desta vez não conseguiu criar qualquer perigo nos contra-ataques e em nenhum momento ameaçou a classificação de Camarões.

– Bukina Faso também avança –

Também neste sábado o Bukina Faso se classificou para as semifinais, pela quarta vez na sua história, após vencer a Tunísia por 1 a 0, em Garoua.

A seleção comandada por Kamou Malo, um dos treinadores “locais” desta CAN, mereceu a classificação, em um jogo muito animado, com muitas oportunidades, apesar do placar apertado.

O protagonista do triunfo foi o jovem Dango Ouattara, autor do único gol do jogo pouco antes do intervalo (45+2).

O atacante de 19 anos também foi expulso aos 83 minutos, mas mesmo assim a Tunísia não conseguiu sequer empatar e levar a partida para a prorrogação.

Os burquinos conseguiram esta nova proeza sem poder contar com seu capitão, Bertrand Traoré, com um problema muscular.

O Burkina Faso vai lutar por uma vaga em sua segunda final da CAN (a outra foi perdida em 2013) contra o vencedor do duelo que será disputado neste domingo entre as seleções do Senegal e da Guiné Equatorial.

— Jogos das quartas de final da Copa Africana de Nações (horário de Brasília):

– Sábado, 29 de janeiro

Gâmbia 0

Camarões 2 Toko-Ekambi (50 e 57)

Burkina Faso 1 Dango Ouattara (45+2)

Tunísia 0

– Domingo, 30 de janeiro

(13h00) Egito – Marrocos, em Yaoundé

(16h00) Senegal – Guiné Equatorial, em Yaoundé

bur-dep/bo/hpa/mcd/aam