Câmara retorna nesta segunda de olho na última parte da reforma tributária

Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados Foto: Agência Câmara

A Câmara dos Deputados retoma os trabalhos presenciais nesta segunda-feira, 12, em esforço concentrado em meio à campanha eleitoral nos municípios. A primeira sessão extraordinária no plenário está marcada para às 17h.

Sem pauta definida, os deputados devem focar na segunda parte da regulamentação da reforma tributária, que trata sobre a distribuição dos valores do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Criado na primeira fase da regulamentação, o imposto é junção do ICMS e ISS, impostos estadual e municipal, respectivamente.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputados devem focar em renovação de outorgas de rádio e TVs e em pautas travadas, como a autorização para força do uso policial em caso de invasão de terras.

Outra pauta que movimenta os corredores da Câmara dos Deputados é a sucessão de Arthur Lira (Progressistas-AL). Há expectativa da indicação de um nome ainda neste mês, mas a tendência é que isso aconteça próximo do fim de agosto.

A ideia é apoiar o nome de Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que tem o apoio da maioria dos partidos. Os deputados Antônio Brito (PSD-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP) também disputam a cadeira de favorito de Lira para a disputa.

Mesmo que não admita publicamente, Lira quer ter um único candidato para obter a maioria absoluta de votos dos deputados. O presidente da Câmara quer seguir o caminho que pavimentou em 2023, quando obteve 464 votos na sua reeleição para o comando da mesa diretora.

Os deputados devem ter dois esforços concentrados neste mês de agosto e um em setembro. Após o período, os parlamentares deverão retornar aos trabalhos apenas na última semana de outubro, quando se encerram as eleições municipais.