Câmara do Texas aprova mapa eleitoral que beneficia Trump

NOVA YORK, 21 AGO (ANSA) – A Câmara do Texas, nos Estados Unidos, aprovou na última quarta-feira (20) o novo mapa eleitoral que favorece o partido Republicano do presidente Donald Trump ao criar cinco novos distritos que provavelmente resultarão em cinco novas cadeiras republicanas no Congresso.   

A medida segue agora para o Senado Estadual, que se aprová-la, será enviada na sequência para a sanção do governador republicano Greg Abbott.   

A votação foi adiada por duas semanas após deputados estaduais democratas terem se retirado do Texas em forma de protesto, paralisando os trabalhos legislativos no período.   

Durante a ausência dos opositores, Trump pressionou as autoridades de seu partido no Texas para garantir a maioria na Câmara dos Representantes dos EUA, tendo em vista as eleições locais em maio de 2026.   

Entretanto, para a maioria dos americanos, a reorganização dos distritos eleitorais para maximizar ganhos partidários é “uma ameaça à democracia”, aponta a última pesquisa Reuters/Ipsos.   

De acordo com o índice, mais da metade dos entrevistados (57%) teme que a democracia dos EUA esteja em perigo, opinião compartilhada por oito em cada 10 democratas e quatro em cada 10 republicanos.   

A pesquisa também revelou que aproximadamente 55% dos democratas “não confiam nos republicanos”, enquanto 43% destes não acreditam que eleitores do partido opositor “sejam confiáveis”. (ANSA).