Câmara deve votar projeto contra adultização de crianças nesta semana

Pixabay
Pauta fala sobre o combate à adultização de crianças e adolescentes nas redes Foto: Pixabay

(ANSA) – BRASÍLIA, 18 AGO – O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), com apoio de parlamentares governistas, pretende votar nesta semana, em regime de urgência, o projeto de lei que combate a adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais, em meio à forte repercussão da denúncia apresentada pelo influenciador digital Felca.

A expectativa de Motta é que o tema seja pautado na terça-feira (19), durante a reunião de líderes da Casa, e que o debate seja iniciado já na quarta (20).

+ O que é adultização e como ela entrou na política do Brasil

O Projeto de Lei 2628/22, de autoria do senador e delegado Alessandro Vieira (MDB), já foi aprovado no Senado e agora está sob análise do relator na Câmara, Jadyel Alencar (Republicanos).

Segundo Alencar, o texto está “maduro”, e o combate à adultização é um tema “do Brasil suprapartidário”. Para o relator, o projeto não apresenta qualquer risco de censura, mas deputados do PL e do Novo afirmam que a proposta é “ampla e vaga”.

A mobilização pela votação do PL 2628/22 ganhou força após um vídeo de Felca, que teve mais de 45 milhões de visualizações, denunciar suposta exploração contra menores por parte do influenciador Hytalo Santos, preso na última sexta-feira (15), em Carapicuíba, na Grande São Paulo.

Felca defendeu a aprovação de uma lei que restrinja os abusos nas redes e declarou ao programa Fantástico, da TV Globo, que vem recebendo ameaças de morte, mas que não pretende desistir de suas denúncias. (ANSA).