A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza às 9h30 desta terça-feira, 16, uma audiência pública para discutir OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados). A pauta foi proposta pelo parlamentar Chico Alencar (Psol-RJ) para promover um debate sobre a ufologia, uso da LAI (Lei de Acesso à Informação) e seus impactos na soberania nacional. A sessão será transmitida ao vivo no YouTube.
+ Pilotos dizem à FAB que viram óvni no céu; entenda
+ Cerca de 30 OVNIs foram avistados no Brasil em 2023
Foram convidados para a audiência pública Thiago Ticchetti, formado em Administração de empresas, Vitório Pacaccini, que atuou por 18 anos no Cicoani (Centro de Investigação Civil de Objetos Aéreos Não Identificados), Marco Antônio Petit de Castro, ufólogo, e Fernando de Aragão Ramalho, bacharel em Geografia.
No documento em que sugeriu a audiência pública, Alencar escreveu que a observação de óvnis deveria ser discutida também no Brasil, já que objetos não identificados foram pauta do Congresso dos Estados Unidos.
“Vale ressaltar que um OVNI não significa uma nave extraterrestre; o termo é utilizado para descrever algo que não pôde ser identificado por quem observou o fenômeno”, ressaltou o deputado federal, acrescentando que entender a observação de objetos desconhecidos é importante para a defesa do País.
Segundo o parlamentar, o Brasil possui um vasto acervo de registros de óvnis e, após ações de ufólogos, alguns dos documentos já foram divulgados pelas autoridades no Arquivo Nacional, como os relatórios do Sioani (Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados), órgão que funcionou de 1969 a 1972, e da Operação Prato.