A Câmara Municipal de São Paulo instalou as suas comissões permanentes e definiu a composição das presidências e vice-presidências nesta quinta-feira, 13, no plenário da Casa. A partir desse momento, os projetos de lei voltam a tramitar.
Considerada a principal comissão do Poder Legislativo, a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) foi a primeira a ser definida. Por unanimidade, a vereadora Sandra Santana (MDB) comandará o comitê pela terceira vez consecutiva. A IstoÉ já havia noticiado um acordo interno para que o MDB, PL e União Brasil fossem contemplados com as três comissões mais cobiçadas da Câmara.
Outra confirmação — que tinha sido antecipada pela reportagem — foi a eleição da vereadora Sonaira Fernandes (PL) para a presidência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Dos demais seis membros que compõem o comitê, ela não recebeu os votos de Celso Giannazi (PSOL) e Luna Zarattini (PT), que também se abstiveram escolher a vice-presidência.
Protagonista na última legislatura devido às revisões do Plano Diretor Estratégico e da Lei de Zoneamento, a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente será novamente comandada pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil).
O MDB também trabalhou internamente, como havia antecipado uma fonte à reportagem, e conquistou a presidência da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher, com a parlamentar Ely Teruel.
O único partido de oposição contemplado foi o PT, que conseguiu as comissões de Finanças e Orçamento e Trânsito, Transporte e Atividade Econômica, com os vereadores Jair Tatto e Senival Moura, respectivamente.
Ao todo, 53 dos 55 vereadores integram as comissões. Apenas o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira (União Brasil), e o primeiro vice, João Jorge (MDB), não fazem parte de nenhum comitê.
Veja a composição das presidências:
- Constituição, Justiça e Legislação Participativa:
Presidente – Sandra Santana (MDB)
Vice – Thammy Miranda (PSD)
- Finanças e Orçamento:
Presidente – Jair Tatto (PT)
Vice – A definir
- Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente:
Presidente – Rubinho Nunes (União Brasil)
Vice – A definir
- Administração Pública:
Presidente – Edir Sales (PSD)
Vice – Amanda Vettorazzo (União Brasil)
- Trânsito, Transporte e Atividade Econômica:
Presidente – Senival Moura (PT)
Vice – A definir
- Educação, Cultura e Esportes:
Presidente – Sonaira Fernandes (PL)
Vice – Cris Monteiro (Novo)
- Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher:
Presidente – Ely Teruel (MDB)
Vice – Simone Ganem (Podemos)