BUENOS AIRES, 2 FEV (ANSA) – Após três dias de discussão, a Câmara dos Deputados da Argentina aprovou nesta sexta-feira (2) os termos gerais do projeto de lei “Ómnibus”, pacote proposto pelo governo de Javier Milei.
A votação terminou com 144 votos favoráveis e 109 contrários.
Eram necessários 129 votos a favor.
O texto proposto pelo governo do ultraliberal Javier Milei é considerado essencial pelo Executivo para implementar a política de reformas que ele previu durante sua campanha.
A avaliação só foi possível depois que negociadores do governo aceitaram reduzir o escopo do texto-base, reduzindo o número de artigos de 524 para 385, apagando o capítulo fiscal e o mecanismo de atualização de aposentadorias.
O projeto passará, a partir de terça-feira (5), a uma análise ponto a ponto.
Se obtiver autorização final dos deputados, será enviada para o Senado.
Em um comunicado, Javier Milei comemorou, agradecendo o apoio dos blocos da oposição que votaram a favor da iniciativa promovida pelo Executivo, pedindo que façam o mesmo na análise dos artigos em detalhe.
“A história lembrará com honra todos aqueles que entenderam o contexto histórico e escolheram encerrar os privilégios da casta e da república corporativa, em favor do povo, que foi empobrecido e faminto por anos pela classe política”, disse.
(ANSA).