(ANSA) – BRASÍLIA, 26 FEB – O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, assinado em 17 de janeiro, no Paraguai, em votação simbólica e com apoio tanto do governo quanto da oposição.
“A assinatura deste acordo mostra a solidez de nossa economia e o avanço de nossa força produtiva. Trata-se de continuar e aprofundar uma política de Estado que procura posicionar nosso país no centro dinâmico das grandes transformações econômicas mundiais, com sólida integração às cadeias globais de valor”, diz o relatório do deputado Marcos Pereira (Republicanos).
O parlamentar admitiu, em seu parecer, que existe a possibilidade de surgirem divergências comerciais entre sul-americanos e europeus e propôs que essas disputas sejam resolvidas “pelo caminho do diálogo qualificado”.
O texto já havia sido aprovado na Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, comandada pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT), que ressaltou a importância do acordo para impulsionar o aumento dos investimentos estrangeiros no Brasil.
Após ser confirmado pela Câmara, o tratado segue agora para o Senado Federal, como parte dos esforços do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para acelerar a entrada em vigor do pacto comercial, após o Parlamento Europeu ter paralisado o processo de ratificação para pedir um parecer do Tribunal de Justiça do bloco, iniciativa que deve adiar a implementação do acordo. (ANSA).