Uma nova espécie de camaleão foi descoberta no norte de Madagascar, na África. Uma equipe internacional liderada pela Coleção de Zoologia do Estado da Baviera, na Alemanha, realizou a descoberta do único macho conhecido, que tem 13,5 milímetros, tornando-se o menor conhecido entre os répteis não aviários.
“Com um comprimento de apenas 22 milímetros, incluindo a cauda, o macho é o menor de todos os ‘vertebrados superiores’ conhecidos”, disse Frank Glaw, curador de Herpetologia da Coleção Estadual de Zoologia da Baviera e primeiro autor do estudo.
A fêmea se revelou maior que o macho, com 19 milímetros de comprimento do corpo e 29 milímetros considerando a cauda. Os dois animais foram os únicos encontrados pelos pesquisadores.
“Com a ajuda de microtomografias — essencialmente radiografias tridimensionais — fomos capazes de identificar dois ovos na espécie feminina e, assim, demonstrar que é adulta”, contou Mark D. Scherz, da Universidade de Potsdam, na Alemanha.
O estudo foi divulgado pela revista Scientific Reports nesta quinta-feira (28).
“Infelizmente, o habitat do ‘nano-camaleão’ está sob forte pressão de desmatamento, mas a área foi recentemente designada como protegida e, com sorte, isso permitirá que este pequeno novo animal sobreviva”, falou Oliver Hawlitschek, do Centro de História Natural em Hamburgo.