Califórnia reage a Texas e aprova novos mapas eleitorais

WASHINGTON, 22 AGO (ANSA) – Após o Texas, a Câmara da Califórnia, nos Estados Unidos, também aprovou na última quinta-feira (21) a criação de novos mapas eleitorais para o Congresso, dando início a uma disputa acirrada entre republicanos e democratas que poderá influenciar o resultado das eleições de meio mandato em 2026.   

A batalha entre os dois maiores Estados americanos foi desencadeada por uma iniciativa do presidente Donald Trump de proteger a pequena maioria republicana na Câmara dos Representantes dos EUA e evitar se envolver em investigações a mando da oposição a partir de 2027.   

Sob pressão do mandatário, o Texas, de governo republicano, deu o primeiro passo na quarta-feira (20), quando sua Câmara aprovou novos limites para o Congresso que poderão resultar em cinco novas cadeiras, o que beneficiaria Trump. Se aprovado pelo Senado Estadual, bastará que o novo texto seja sancionado pelo governador Greg Abbott para entrar em vigor.   

Já no caso da democrata Califórnia, o líder estadual, Gavin Newsom, convocou uma eleição extraordinária para 4 de novembro, na qual a população do Estado poderá aprovar ou rejeitar a mudança. (ANSA).