Grandes áreas do estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, foram inundadas nesta segunda-feira (5), e centenas de milhares de pessoas ficaram sem energia depois de uma tempestade ter provocado fortes chuvas e forçado as autoridades a declararem estado de emergência.

“Esta é uma tempestade grave com impactos perigosos e potencialmente mortais”, disse o governador Gavin Newsom, que declarou estado de emergência para oito condados no sul da Califórnia.

As áreas afetadas incluem Los Angeles, os condados de Orange, Riverside, San Bernardino, San Diego e Santa Bárbara.

De acordo com o rastreador de energia PowerOutage.us, cerca de 700.000 clientes ficaram sem energia na manhã desta segunda-feira.

O site aeronáutico Flightaware.com indicou que dezenas de voos dentro e fora do aeroporto de Los Angeles foram atrasados, ou cancelados.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês) já havia emitido um alerta de que “um forte sistema de tempestades no Pacífico traria inundações perigosas e chocantes, fortes nevascas, ventos fortes, inundações costeiras e ondas fortes para a Califórnia”.

“As fortes chuvas trarão consigo a ameaça de enchentes repentinas, urbanas e fluviais potencialmente mortais, assim como fluxos de destroços e deslizamentos de terra”, afirmou a entidade.

Com rajadas de 96 km por hora ou mais, a tempestade faz parte do chamado “Pineapple Express” (Expresso Abacaxi, em tradução livre), fenômeno climático que tem origem no arquipélago havaiano perto de onde chega a umidade tropical.

O NWS descreveu-a como “a maior tempestade da temporada”.

bur-sn/leg/ll/dga/aa/tt