Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

Assim como os absorventes de tecido e o coletor menstrual, as calcinhas absorventes — ou calcinhas menstruais — vêm ganhando popularidade nos últimos tempos. A peça pode ser mais conveniente e menos suscetível a causar emergências — diferentemente dos absorventes descartáveis tradicionais. Saiba mais com informações da “Women’s Health”.

+ ‘Sem bagunça, ininterrupto e um pouco mais intenso’: como é fazer sexo usando um disco menstrual

+ Calcinhas descartáveis viram assunto no ‘BBB22’; entenda e saiba quando usar

O que são calcinhas absorventes?

São calcinhas com aparência comum, mas que são capazes de conter o sangue equivalente a até cinco absorventes internos. A peça foi projetada para ser vestida sozinha, mas também pode acompanhar o uso de outros tipos de métodos de contenção de sangue. O material é formulado para neutralizar odores, evitar vazamentos, afastar a umidade e absorver sem molhar.

Posso usar calcinhas absorventes o dia inteiro?

A roupa íntima menstrual com um nível de absorção correto para você pode ser usada o dia todo. A maioria das marcas sugere, entretanto, que você troque a calcinha quando sentir alguma umidade, pois isso é um sinal de que a peça absorveu tudo o que pode.

Preciso usar um absorvente junto com as calcinhas?

Isso depende totalmente de você. Se você se sentir mais segura, não há nenhum problema em utilizar outro método de controle de sangue junto com suas calcinhas absorventes. Um dos propósitos da peça, no entanto, é eliminar o uso de outros métodos — especialmente os descartáveis.

Por que as calcinhas absorventes são caras?

Por serem reutilizáveis, laváveis e contarem com uma tecnologia mais sofisticada do que os absorventes descartáveis, as calcinhas menstruais têm um custo maior. É válido ressaltar, entretanto, que elas são projetadas para durar por muito mais tempo. A longo prazo, o valor economizado com os métodos descartáveis torna o custo das calcinhas extremamente baixo — e você não contribui para o lixo no planeta.

5 coisas aprendidas por quem testou as calcinhas absorventes

Pexels

Existem diferentes modelos

A variedade de estilos de calcinhas menstruais é vasta. São tangas, calcinhas de biquíni, opções de cintura alta e outras. Além disso, existem modelos com diferentes cores e detalhes, como rendas e listras.

Absorção é a chave

Naturalmente, calcinhas menstruais devem ser eficazes na absorção e à prova de vazamentos, além de não deixarem a sensação de calcinha molhada. 

Talvez você não acerte de primeira

Se você tiver algum vazamento com as calcinhas absorventes, não desanime: você pode ter escolhido um modelo para fluxo leve ou ter utilizado-as por tempo demais. Lave-as e tente novamente.

Prepare-se para colocar a mão na massa

Ao contrário dos absorventes que podem ser descartados facilmente, as calcinhas menstruais exigem que você entre em contato com o sangue para lavá-las; portanto, se isso te incomodar, essa pode não ser a opção ideal para você.

Pode ajudar a reduzir a ansiedade

O medo de vazamentos durante a menstruação é algo comum entre mulheres. As calcinhas menstruais, entretanto, dão a segurança de que tudo ficará “no lugar” — desde que você as utilize corretamente.