O verão chegou, e se você está sofrendo de câimbra nessa estação, saiba que é comum. Segundo a fisioterapeuta Walkyria Fernandes, esse tipo de contração muscular tende a ocorrer com mais frequência nos dias quentes. Por isso, vale entender a causa e conhecer algumas medidas para evitar a condição.

+ Varizes impactam na saúde e tratamento não cirúrgico pode ser a solução

+ Consequências da trombose podem levar à morte; conheça os sintomas e saiba como prevenir

Uma das principais causas de câimbra nesse período é a desidratação, especialmente durante a prática de atividade física. Isso ocorre devido à perda de substâncias como sódio, potássio, magnésio, zinco, ureia, entre outros, no suor.
A dor também pode estar associada a outros fatores, incluindo má circulação — principalmente em idosas ou diabéticas —, anemia, insuficiência renal, doenças de tireoide, degenerações neurológicas, desequilíbrio hormonal, gravidez e falta de repouso pós-treino.

Dicas para prevenir a câimbra

Se atentar à alimentação é uma “regra básica”. Logo, ingerir ao menos dois litros de água diariamente é fundamental para prevenir a dor. Além disso, segundo a nutricionista Marianne Fazzi, é importante seguir uma dieta balanceada, rica em vegetais e frutas, especialmente opções com alta taxa de umidade, como a melancia e o morango.

A especialista orienta, ainda, o consumo de alimentos ricos em vitaminas B1 e B6 (castanhas, carnes vermelhas, cereais integrais e feijão), magnésio (abacate, semente de abóbora, chocolate amargo e oleaginosas) e potássio (banana, castanhas, batata-doce, folhas verde-escuras e beterraba).

Como aliviar a dor da câimbra

Por fim, Walkyria Fernandes ensina uma técnica para aliviar a dor da câimbra. “Apesar da dificuldade do momento, podemos tentar aliviar a dor alongando o músculo contraído de uma forma bem progressiva e tranquila, sem forçar muito, mas devolvendo o posicionamento natural, até que a tensão do local vá embora e o músculo volte a sua posição”, orienta.