O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) disse não ter se surpreendido com as revelações do Ministério Público que, nesta quarta-feira, 14, apontou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o chefe do esquema de corrupção da Lava Jato. “Que Lula sempre foi o comandante desse esquema, nunca tive dúvidas. Hoje cai por terra toda essa farsa para criar a imagem de alguém que se preocuparia com os mais pobres. Lula nada mais é do que comandante de um esquema de corrupção nunca visto antes”, disse.

O senador também criticou o PT e afirmou que o partido sempre se comportou como uma quadrilha. “O PT, capitaneado por Lula, sempre se comportou como uma quadrilha que se interessava apenas em garantir benefícios ao seu grupo e se perpetuar no poder. Que todos sejam julgados e condenados pelos seus crimes.”

A Lava Jato denunciou formalmente nesta quarta-feira o ex-presidente Lula, a ex-primeira dama Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o empresário Léo Pinheiro, da OAS, dois funcionários da empreiteira e outros dois investigados.

Na denúncia contra Lula, o Ministério Público Federal pede o confisco de R$ 87 milhões. A acusação aponta “14 conjuntos de evidências que se juntam e apontam para Lula como peça central da Lava Jato”. Segundo a denúncia, o ex-presidente poderia ter determinado a interrupção do esquema criminoso.

Em coletiva com a força-tarefa da Operação Lava Jato, o procurador Deltan Dallagnol apresentou um organograma em que Lula seria o centro de todas as ações relacionadas à investigação. “Lula é o comandante máximo do esquema de corrupção”, disse.