Café da manhã: entenda a influência da refeição no emagrecimento

Freepik
Foto: Freepik

O café da manhã é considerado a mais importante refeição. No entanto, para conquistar seus benefícios ao longo do dia, é imprescindível se atentar aos alimentos e quantidades ingeridas — especialmente se você planeja emagrecer.

+ 10 alimentos ricos em fibras para sua dieta

+ Chá verde pode acelerar o emagrecimento?

À “Woman and Home”, de onde são as informações, profissionais explicam a influência desta refeição na dieta. Contudo, vale destacar que, embora algumas medidas sejam consideradas padrões, as necessidades nutricionais são individuais e, por isso, é indispensável o acompanhamento profissional.

Conforme o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), a recomendação diária para mulheres é de 2 mil calorias, sendo cerca de 300 a 400 calorias no café da manhã. No entanto, a quantidade deve variar conforme as especificidades e necessidades de cada uma. Em caso de perda de peso, por exemplo, é necessário um déficit calórico.

“Quantas calorias você precisa comer depende de vários fatores, como estilo de vida, hábitos de exercícios, rotinas diárias e preferências individuais”, defende a nutricionista Signe Svanfeldt. Segundo ela, seja qual for o motivo para observar as calorias do café da manhã, vale testar diferentes padrões alimentares ao longo da semana, a fim de achar o que melhor te serve.

Embora a quantidade de calorias seja um fator importante, não é recomendado seu rastreamento (contagem à risca), visto que essa atitude pode causar gatilhos alimentares para algumas pessoas. Em vez disso, você pode optar por diminuir o número de alimentos ricos em calorias em sua dieta, recomenda o site.

“O café da manhã é a refeição mais importante do dia para otimizar a saúde e o peso. Se nosso açúcar no sangue está em uma montanha-russa constante devido a uma dieta rica em açúcar e carboidratos refinados, é provável que depositemos gordura e ganhemos peso. (…) Pesquisa da Universidade de Kumamoto, no Japão, mostra que o que você come na primeira refeição do dia influencia suas respostas de açúcar no sangue pelo resto do dia, então é realmente a refeição mais importante para acertar, pois vai melhorar a saciedade e reduzir os desejos ao longo das próximas horas”, pontua a nutricionista Natasha Evans.

O que comer no café da manhã

Conforme os especialistas, o café da manhã deve ser balanceado e rico em fibras, proteínas e gorduras saudáveis. “Isso faz você se sentir mais cheio por mais tempo e lhe dará as condições certas para abastecer seu corpo”, destaca Signe.

Entre os alimentos dos grupos nutricionais necessários para a refeição, Natasha recomenda opções como ovos, aveia, torradas integrais e abacate.

Por fim, Signe tranquila aquelas que não a fazem: “Alguns preferem pular o café da manhã e fazer o almoço como primeira refeição. Não existe uma regra de ouro, desde que você obtenha a quantidade certa de energia e nutrientes para suas necessidades individuais, você pode colocá-los sempre que se adapta às suas necessidades durante o dia.”