São Paulo, 22 – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza nesta semana o mapeamento das áreas produtoras de café no Paraná, por meio do uso de imagens de satélite. Esta é a última etapa do georreferenciamento, que também será feito nas áreas produtoras de São Paulo e Minas Gerais. Os dados coletados servirão como apoio nos levantamentos de área produzidos pela Conab, bem como nas ações hídricas operadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), parceira do projeto.

O trabalho consiste no uso de uma metodologia estatística de amostragem em pontos localizados nas imagens de satélite, informa a Conab, em comunicado. A visita no local serve para validar o mapeamento feito inicialmente em laboratório. No Paraná, a Conab tem o apoio do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado, para a realização do estudo.

Esse processo teve início em 2015, com a assinatura de um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Conab e a ANA. Atualmente, está em andamento um novo TED para mapear o café no Distrito Federal e nos Estados de Goiás e Bahia. Além disso, o estudo também vai mapear as lavouras irrigadas de arroz no Paraná, Tocantins, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, que devem receber os técnicos da Conab, que realizarão essa análise a partir de fevereiro.