Caetano Veloso por Júlio Medaglia

Caetano Veloso por Júlio Medaglia

Fotos Reprodução ?Quando eu o conheci não sabia que aquela pessoa tranqüila, modesta teria coragem de fazer aquelas propostas musicais. Não aparentava uma figura tão provocadora e tão cheia de idéias. Quando ele me procurou para fazer o arranjo da tropicália, achei que ele teria uma carreira convencional. Foi então que comecei a perceber que ele tinha projetos muito mais ambiciosos. A gente vinha de uma experiência cultural de vanguarda da Europa. Essas informações que pegamos lá fora passamos para eles também. Naquele momento, a cultura popular era muito importante. Ele conseguiu fazer esse diálogo. Nos conhecemos após assistirmos uma peça com a Cacilda Becker Isso Devia Ser Proibido, do Bráulio Pedroso, que eu tinha feito a trilha sonora. Então trocamos idéias. Ele não aparentava ser esse furacão que seria na música brasileira. O Brasil se encontrava em uma época provocadora. Muitas questões políticas, culturais, políticas. Ele encontrava uma resposta para o país. Ele representou, na realidade, a maior liderança no final de década, numa década que a musica brasileira era mais ousada. Ele foi a liderança mais importante. Não só do ponto de vista da época, mas de criar uma música de altíssima qualidade. Não consigo pensar em nada comparado com a música do Caetano. O texto e as idéias provocaram uma revolução da música. Ele conseguiu algo raro: qualidade musical e literária. As duas coisas juntas. No rock, você tem a guitarra do Jimi Hendrix e a poesia do Bob Dylan. Caetano conseguiu com maestria fazer as duas coisas juntas. Não conheço ninguém que tenha feito com a mesma qualidade. A gente, que vinha da música erudita, podia dialogar. O tropicalismo foi importante na cultura brasileira como todo. Ele, como companheiro de trabalho, não tinha nenhuma agitação. Tínhamos diálogos muito tranqüilos trocava idéia de forma muito serena. A sua agitação cultural não tinha nada a ver com o íntimo dele. Enquanto a obra que era muito provocadora, Caetano era muito fácil de trabalhar e trocar idéia. Foi na peça, quando ele foi ao estúdio assistir a Cacilda gravar, achei muito estranho ele estar presente. Naquele momento vi que ele tinha um horizonte cultural mais presencioso. Ele abriu um horizonte na música brasileira que todo mundo se beneficiou? Siga Gente no Twitter!