Uma matilha de cães de rua na Rússia chamaram a atenção nesta semana pela cor azul dos pelos.  De acordo com o jornal Daily Mail, a estranha coloração dos animais pode ter sido causada por resíduos químicos como o sulfato de cobre.

As fotos foram tiradas por um morador local perto da fábrica de Dzerzhinskoye Orgsteklo, que já foi uma grande instalação de produção de ácido cianídrico e plexiglass. No entanto, as instalações foram desativadas há cerca de seis anos.

https://twitter.com/chapoisat/status/1361517615391387648

Embora a cor única da pelagem dos cães possa ser atraente, Kelly O’Meara, vice-presidente de animais de companhia da Humane Society International, alertou que a coloração incomum pode apontar para uma “variedade de preocupações com o bem-estar animal”. “Esta situação com cães de rua que vivem perto de uma fábrica de produtos químicos abandonada em Dzerzhinsk, Rússia, mostrou um problema de bem-estar muito óbvio por causa da descoloração de sua pele”, disse ela.

“A tinta em sua pele indica que eles tiveram contato direto ou mesmo ingestão de substâncias potencialmente tóxicas ou prejudiciais. Isso pode resultar em queimação ou coceira dolorosa na pele ou sangramento interno e doenças que podem levar à morte, sem intervenção veterinária”, explicou Kelly O’Meara.

Os cães foram levados para serem examinados em um hospital veterinário de uma cidade próxima, Nijni Novgorod. A região fica a quase 400 km de Moscou. Conforme especialistas, o resultado dos exames dos animais foi normal.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“O estado dos animais é satisfatório. Eles são ativos, estavam com muita fome e sede. Coletamos amostras de sangue, os dados bioquímicos estavam normais”, disse Ilya Kazakov, chefe da clínica veterinária onde eles foram examinados. Segundo o veterinário, os cães serão esterilizados e soltos em seguida. Apesar do grande interesse público por eles, a clínica ainda não recebeu nenhuma proposta de adoção.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias