Cacau Protásio marcou presença no último ensaio de canto da Portela, realizado na quadra da escola, em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A atriz e musa da agremiação não apenas acompanhou o ensaio, como caiu no samba ao lado da comunidade, foi recebida com muitos aplausos e demonstrou, mais uma vez, sua forte conexão com a escola e com o povo portelense.
Durante a noite, Cacau sambou na quadra, interagiu com integrantes da comunidade e esteve próxima de outras musas da azul e branco, como a cantora Marvvila, Amanda Oliveira, Ingrid Black e Deiseane de Jesus. Em clima de total sintonia, elas conversaram, trocaram ideias, compartilharam experiências e até dicas, reforçando o espírito de união, acolhimento e apoio feminino dentro da escola. O ambiente foi marcado por leveza, respeito e celebração.
+Cacau Protásio e Alice Palmar retomam laços de mãe e filha em ‘Os Farofeiros 3’
+Cacau Protásio é presença confirmada na Portela para o Carnaval 2026
Visivelmente emocionada, Cacau destacou o quanto se sente em casa na Portela, escola que carrega uma história marcada pela ancestralidade, pelo respeito às origens do samba e pela valorização de quem constrói o Carnaval desde a base.
“A Portela representa muito do que eu acredito. Aqui, a comunidade é protagonista. Ver passistas sendo colocadas como musas, ocupando lugares de destaque, é entender que o samba começa no morro, começa na comunidade. Esse é o sonho de muitas meninas, e isso precisa ser respeitado e celebrado”, afirmou a atriz.
Cacau também ressaltou a importância da representatividade feminina no Carnaval e fez questão de levantar a bandeira da diversidade de corpos, idades e histórias dentro do samba. Para ela, ser musa vai muito além de padrões estéticos.
“A mulher brasileira é bonita na sua essência. Não existe corpo perfeito, não existe idade certa para estar no samba. O que existe é vontade, garra, tesão pelo que se faz, respeito à comunidade, amor pelo samba e reverência à ancestralidade. É isso que nos move”, declarou.
Aos 50 anos, Cacau Protásio celebra o momento e se emociona ao receber o carinho do público, especialmente nas redes sociais, onde muitas pessoas agradecem sua presença e se sentem representadas por sua trajetória na Avenida.
“Eu fico muito feliz quando vejo as mensagens das pessoas agradecendo por eu estar ali, dizendo que se sentem representadas. Isso me emociona demais. O samba é inclusão, é acolhimento, é verdade. E enquanto eu tiver voz e corpo, vou defender essa bandeira”, finalizou.
O influenciador e embaixador do Rio Carnaval, Dayvison Gomes também prestigiou o ensaio.
Ver esta publicação no Instagram