Nova York, 16 – O processamento de cacau na Ásia totalizou 202.665 toneladas no terceiro trimestre deste ano, informou nesta sexta-feira a Associação de Cacau da Ásia. O volume representa queda de 10% ante igual período do ano passado, mas ficou praticamente inalterado em relação ao segundo trimestre de 2020. Os dados se referem ao processamento na Malásia e em companhias que fazem parte da associação em Cingapura e na Indonésia.

A queda reflete a desaceleração econômica decorrente da pandemia do novo coronavírus, elevando os temores de que a demanda por cacau seja afetada, com os consumidores diminuindo o consumo de itens não necessários, como chocolates.

Na América do Norte, a moagem no terceiro trimestre diminuiu 4% na comparação anual, para 118.260 toneladas, informou na quinta-feira a Associação Nacional de Confeiteiros (NCA, na sigla em inglês). Já na Europa, maior consumidor per capita de chocolate, a queda foi de 4,74% na mesma comparação, para 345.730 toneladas, de acordo com dados divulgados ontem pela Associação Europeia do Cacau (ECA).