ROMA, 19 SET (ANSA) – Aviões militares da Rússia violaram o espaço aéreo da Estônia, país-membro da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nesta sexta-feira (19), na esteira das incursões de drones de Moscou nos céus da Polônia e da Romênia.
Segundo o governo estoniano, três caças MIG-31 permaneceram no espaço aéreo do país báltico sem autorização por cerca de 12 minutos. Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores convocou o encarregado de negócios da Embaixada de Moscou para protestar.
“A Rússia já violou o espaço aéreo estoniano quatro vezes neste ano, o que já é inaceitável, mas a violação de hoje, durante a qual três aviões de combate entraram em nosso território, é de uma brutalidade sem precedentes”, disse o ministro das Relações Exteriores da antiga república soviética, Margus Tsahkna.
“Os crescentes testes de fronteira e as agressões da Rússia devem ser enfrentados com um rápido aumento da pressão política e econômica”, acrescentou.
De acordo com a imprensa da Estônia, a incursão ocorreu perto da ilha de Vaindloo, e os aviões tinham os radares desligados e não apresentaram plano de voo.
Na semana passada, Polônia e Romênia, que também integram a UE e a Otan, acusaram a Rússia de violar seus espaços aéreos com drones utilizados para atacar a Ucrânia, que faz fronteira com os dois países.
As incursões aumentaram os temores de uma guerra generalizada na Europa e acenderam o alerta na aliança militar euro-atlântica, que prometeu reforçar a presença no flanco oriental. (ANSA).