Caças da Otan decolam após nova ameaça de drones na Polônia

BRUXELAS, 13 SET (ANSA) – Caças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foram acionados neste sábado (13) devido a uma ameaça de ataque de drones russos na fronteira da Ucrânia com a Polônia.   

O incidente ocorreu apenas três dias depois de as forças polonesas terem derrubado aviões não tripulados atribuídos a Moscou em seu próprio espaço aéreo, caso que ativou temores de uma guerra generalizada na Europa.   

“Devido à ameaça representada pelos drones russos que operam sobre a Ucrânia, perto da fronteira com a Polônia, foram iniciadas operações preventivas das forças aéreas polonesas e aliadas em nosso espaço aéreo”, disse o premiê Donald Tusk nas redes sociais.   

Pouco depois, o primeiro-ministro esclareceu que a “ameaça” tinha sido “evitada” e agradeceu aos envolvidos na operação, mas pediu que todos “permaneçam em alerta”. O aeroporto da cidade de Lublino, na fronteira com a Ucrânia, chegou a ser fechado devido ao alarme.   

Há apenas três dias, Varsóvia denunciou uma “violação sem precedentes” de seu espaço aéreo por parte da Rússia, que negou que tivesse o território polonês como alvo.   

A Polônia é membro da Otan, que reagiu lançando a operação “Sentinela Leste”, que prevê o reforço do contingente no flanco oriental da aliança militar. (ANSA).