O cabelo cacheado está conquistando cada vez mais as mulheres, não é à toa que muitas passaram pela transição capilar nos últimos anos e assumiram suas madeixas naturais — e cheias de personalidade. No entanto, é importante saber que manter a definição requer fios saudáveis e, para isso, não se deve negligenciar os cuidados especiais.

+ Calvície feminina predispõe após os 40 anos; saiba como evitar essa e outras condições comuns da idade

+ Conheça opções e benefícios dos tratamentos noturnos para o cabelo

Alexandra Lopes, especialista em medicina capilar da clínica Les Peaux, explica que “quanto mais cacheado, maior a dificuldade da distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios. Sendo assim, os cabelos cacheados e crespos costumam ser naturalmente mais ressecados e opacos do que os lisos”. Por isso, é imprescindível ter cuidados específicos para esse tipo de fio.

Dicas de cuidados com o cabelo cacheado

Freepik

Os cuidados com o cabelo cacheado começam no banho. Em decorrência da pouca oleosidade natural, é recomendado menor frequência de lavagem, ao menos duas vezes por semana, e uma rotina de hidratação e umectação com produtos adequados.

A especialista indica investir no uso de óleos vegetais como coco, argan, macadâmia, além da manteiga de karité e o ácido hialurônico, opções que ajudam a manter a hidratação. Vale, ainda, incluir semanalmente nos cuidados o processo de oclusão capilar, que tem propriedades lipofílicas, repondo a lubrificação. “As moléculas de água que estão na superfície vão tentar evaporar, mas ficarão retidas”, complementa Alexandra, listando como opções para o processo os óleos vegetais, manteigas vegetais e o óleo mineral. 

Após a lavagem, vale desembaraçar os fios. Segundo a especialista, a prática deve ser realizada sempre de baixo para cima, e apenas quando o cabelo estiver molhado. “Nos dias sem lavagem, umedeça os fios com um borrifador e ajeite com os dedos os cachos”, orienta.

Para finalizar a produção, Alessandra cita alguns passos imprescindíveis: amassar os cachos de baixo para cima, para tirar o excesso de água, e aplicar um leave-in, gel ou pomada para modelar os fios.

Vale destacar, ainda, que cabelos cacheados e volumosos predispõem a ocorrência de dermatite, devido ao uso excessivo de produtos na raiz, deixando-a úmida por mais tempo, fator que propícia à proliferação de fungos e bactérias. Por isso, ao notar quaisquer sinais adversos nos fios e couro cabeludo, como queda em demasia ou caspas, é importante consultar um dermatologista.