A procura por financiamento no País caiu 7% em maio em relação a abril, quando saltou 11%. Contudo, na comparação com o quinto mês de 2021, houve crescimento de 29%, segundo o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC).

A expansão do INDC em maio ante igual mês do ano passado foi puxada pela busca por

financiamento no segmento de bancos e financeiras, que apresentou alta de 29% no período em

análise. Em seguida, em termos de crescimento, aparecem varejo (24%) e serviços (3%).

Quanto ao recuo registrado pelo INDC no confronto mensal, a Neurotech destaca que o único setor a crescer, com elevação de 8%, foi o de bancos. Já o varejo e serviços apresentaram quedas de 23% e 41%, respectivamente.

De acordo com Breno Costa, diretor da Neurotech, a retração do INDC em maio ante o mês anterior é típica para o período, dado que, como explica, “maio é, de modo geral, sazonalmente mais forte que abril.”

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Aberturas

No que se refere aos pedidos de empréstimos feitos no varejo, os destaques ficaram com

vestuário, que cresceu 33%, e lojas de departamento (17%) em maio em relação ao mesmo mês de 2021. Na sequência, estão as altas de 9% (supermercados) e de 2% (móveis).

Já a busca por crédito em eletrodomésticos cedeu 20% na comparação interanual, recuando ainda mais (-40%) em relação a abril deste ano. Contudo, sem superar o declínio de 64% registrado no INDC de supermercados no quinto mês em relação ao anterior. Por fim apresentaram expansão vestuário, (4%), lojas de departamento (8%) e móveis (12%).


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias