Busca por consenso na COP30 sobre emissões é adiada

(ANSA) – BRASÍLIA, 13 NOV – O governo brasileiro não conseguiu alcançar consenso entre os países que participam da COP30, em Belém, para incorporar à agenda de debates temas controversos, como as metas de redução de gases de efeito estufa.   

“Ainda não houve acordo. Já são sete horas de conversa e nem todo mundo quer tudo. A agenda da COP é multilateral, estamos tentando avançar de forma equilibrada”, afirmou a embaixadora Liliam Chagas, chefe dos negociadores do Ministério das Relações Exteriores.   

As tratativas sobre assuntos como as NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) e o financiamento só devem ser retomadas no próximo sábado (15), diante do fracasso observado na quarta-feira (12).   

“Depende da evolução dessas conversas para dar um prognóstico do que vai acontecer”, explicou Chagas.   

Outro ponto retirado da agenda é o artigo do Acordo de Paris, de 2015, que estabelece a obrigação legal de os países desenvolvidos financiarem os países pobres.   

O governo brasileiro já havia fracassado na segunda-feira (10) ao tentar incluir esses temas, que enfrentam resistência e agora correm o risco de ficar fora da agenda oficial, sendo discutidos apenas de maneira informal. (ANSA).