Buffon é multado em 5 mil euros por blasfêmia durante jogo

AFP
Foto: AFP

ROMA, 18 FEV (ANSA) – O goleiro da Juventus, Gianluigi Buffon, foi multado nesta quinta-feira (18) em 5 mil euros por blasfemar em campo, ao fazer um comentário ofensivo em uma partida em 19 de dezembro. A decisão foi tomada pelo Tribunal Federal Nacional da Federação Italiana de Futebol (Figc).

Uma das lendas do futebol italiano teria usado uma expressão blasfema ao se dirigir ao companheiro de equipe Manolo Portanova durante a vitória da Velha Senhora por 4 a 0 contra o Parma, pela Série A.

O ocorrido não foi captado pelas câmeras, mas foi gravado em áudio: “Porta, me interessa te ver correr e estar aí ‘dio can’ [expressão religiosa que corresponde a ‘Deus cão’ em tradução literal] a sofrer. O resto não me importa um caralho”, diz a declaração.

A gravação registrada pelos microfones do estádio Ennio Tardini, em Parma, foi utilizada na investigação aberta pelo chefe da promotoria da Figc, Giuseppe Chinè. Buffon, porém, não foi suspenso porque o comentário não foi ouvido pelo árbitro Giampaolo Calvarese e, consequentemente, colocado na súmula do jogo.

Desde 2010, a federação decidiu que proferir em campo o nome de Deus e outras figuras religiosas em vão ou em contexto considerado desrespeitoso pode render punição.

Esta não é a primeira vez que Buffon é acusado de blasfêmia. Em 2010, ele teria falado o nome de Deus em vão após falhar em um jogo contra o Genoa. Na ocasião, o goleiro pronunciou a palavra ‘Dio’ (Deus), embora tenha alegado ter dito ‘Zio’ (Tio). (ANSA)