Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, divulgou na última quinta-feira (27) que uma vítima do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em Minas Gerais, foi identificada mais de dois anos após a tragédia. As informações são do UOL.

“Um alento para as famílias das vítimas de Brumadinho: foi identificada hoje mais uma joia. Que Deus conforte os familiares. Não vamos perder as esperanças”, escreveu o governador.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a vítima foi identificada como Renato Eustáquio de Sousa, de 34 anos, soldador da Vale.

O rompimento da barragem aconteceu no dia 25 de janeiro de 2019 e matou 270 pessoas. A última identificação de uma vítima havia acontecido em 28 de dezembro de 2019. Após essa data, as buscas não tiveram mais sucesso. Dez pessoas ainda continuam desaparecidas.

Thales Bittencourt de Vasconcelos, superintendente da perícia técnica e científica, disse ao jornal O Tempo que o segmento do corpo identificado ontem foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros em 14 de janeiro de 2021 e encaminhado para análise no Instituto de Criminalística da Polícia Civil duas semanas depois.

De acordo com Thales, o Instituto de Criminalística recebeu 909 segmentos de corpo desde dezembro de 2019, sendo que 874 deles já foram identificados, sendo de outras vítimas. “Temos ainda 35 segmentos em processamento no laboratório de DNA passando pelo processo de extração. A Polícia Civil ainda recebe, em média, um segmento por dia e continuamos trabalhando para poder identificar todas as vítimas”, explicou o superintendente.

“Tanto o IML quanto o Instituto de Criminalística vêm trabalhando diuturnamente, buscando a solução desta questão de identificação de todas as vítimas. Sabemos da importância, o que isso significa para as famílias, e estamos empenhados nisso”, concluiu Thales.