Esportes

Britânico que perdeu braço em missão no Afeganistão é ouro na Paralimpíada

Crédito: Reprodução Twitter

Jaco van Gass (Crédito: Reprodução Twitter)


Jaco van Gass conquistou o ouro no ciclismo da Paralimpíada de Tóquio nesta quinta-feira (26). De quebra, o britânico ainda quebrou o recorde mundial na prova de perseguição da classe C3.

O mais curioso é que o ciclista, de 35 anos, talvez nem pensasse em estar nos Jogos Paralímpicos há 12 anos. Gass era combatente do exército britânico e estava em missão no Afeganistão quando foi atingido por granada, arremessada por membros do Talibã, o mesmo grupo fundamentalista que retomou o poder no país asiático há poucos dias. Com isso, Jaco perdeu parte do braço esquerdo.

“Neste exato momento, estou no topo. É a melhor coisa. É difícil colocar isso em perspectiva. Fiz coisas incríveis, e todos elas têm suas dificuldades. Hoje foi muito difícil”, disse o ciclista.

Jaco van Gass

Após o ataque sofrido por Jaco, em 2009, o então paraquedista das Forças Armadas Britânicas precisou passar por 11 cirurgias. Apesar de representar o exército britânico, Gass é natural da África do Sul e mudou-se para o Reino Unido quando tinha 20 anos.

“É incrível ter estado onde estive, ter morrido duas vezes na mesa de operação, nunca saber quando ia andar novamente, muito menos correr novamente. E estou nas Paralimpíadas. Se eu posso inspirar alguém a fazer o mesmo, se posso ajudar alguém, então isso é incrível”, relatou Jaco, em entrevista à TV britânica “Canal 4”.

Com ouro garantido na prova de perseguição classe C3, Jaco ainda vai brigar por medalha em mais duas provas de ciclismo de pista e duas no ciclismo de estrada da Paralimpíada em Tóquio.

Jaco van Gass

Afeganistão

Presente no confronto contra o Talibã na década passada no Afeganistão, o agora medalhista paralímpico demonstrou tristeza ao ver novamente a situação do país por conta dos conflitos.

“É triste ver o que está acontecendo. Pessoalmente, não estou desapontado ou arrependido do que aconteceu comigo na questão pessoal. Eu tive que sair e fazer meu trabalho. Meus pensamentos vão para aqueles que pagaram o sacrifico final”, lamentou o ciclista.


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais